Alto Araguaia apresenta Projeto Geração Saúde em 22° Encontro de Secretarias de Saúde de MT

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de Alto Araguaia (Sudeste de Mato Grosso) estão em Cuiabá para participar do “Consens Mostra de Banners” durante o XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, um espaço para os municípios exporem ações de destaque das secretarias de saúde. O evento é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) com o tema ‘SUS: Transcender os limites para garantia do direito à saúde’. Participando pela primeira vez do evento, o município araguaiense apresenta o Projeto Geração Saúde, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com a SMS.

Um exemplo de sucesso e reforçado por meio de parceria com a Justiça do Trabalho com a entrega de 100 pares de tênis aos participantes, o projeto leva prática de atividades físicas a grupos de idosos, hipertensos e diabéticos atendidos em quatro unidades básicas de saúde. A iniciativa tem mudado a rotina dos integrantes por conta da inclusão de hábitos saudáveis e de exercícios físicos no dia a dia.

A exposição e avaliação, que conta com 111 projetos, ocorre nesta quarta-feira (13). O resultado será divulgado na quinta-feira (14). Os 17 melhores serão classificados irão compor a Mostra Nacional durante o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Apresentam o Projeto Geração Saúde no XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso a secretária de saúde Manoela Nunes de Souza e o fisioterapeuta Maciel Aurélio Peruchi, coordenador do projeto. O coordenador da Saúde Bucal do município, Carlos Alberto de Lima Pessoa Júnior, também participa do evento. A iniciativa é inédita no município e faz sucesso em Cuiabá. Secretários municipais de saúde de outras cidades elogiaram e buscaram informações sobre o projeto.

A secretária de saúde, Manoela Nunes de Souza, destaca que Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso é extremamente necessário para valorizar ações desenvolvidas nos municípios, além de se tornar um espaço de troca de experiências. “Promovendo um verdadeiro intercâmbio fazendo com que boas ideias sejam disseminadas e desenvolvidas por demais gestores o que pode resultar em mais projetos e consequentemente avanços para saúde. Quero agradecer o prefeito Gustavo Melo pelo apoio e ressaltar o trabalho do fisioterapeuta Maciel Peruchi junto ao projeto”, disse a secretária.